Qual a importância do cronograma de obra?

Bem, se você está em uma obra, já deve ter ouvido falar sobre o cronograma de obra. Porém, você sabe qual a importância desse item?

Nesse caso, é capaz de realizar toda sua obra sem tomar sustos com prazos ou valores que passaram dos estipulados e, para isso acontecer, não é preciso nenhuma mágica, só é preciso usar essa ferramenta conhecida por muitos já: o cronograma de obra.

Então, o planejamento é uma das partes mais importantes de uma gestão de obras. E isso é indiferente de ser uma construção gigantesca, como uma indústria, ou em uma pequena reforma de um apartamento ou casa.

Assim, o cronograma de obra é muito necessário, já que ele pode ajudar você a economizar e, até mesmo, não estourar o tempo planejado da obra.

Saiba então que esse procedimento pode salvar sua obra e deve ser feito de uma forma que seja respeitado por todos – os trabalhadores, engenheiros, arquitetos e até mesmo os fornecedores -, além de que o entendimento seja fácil para todos.

Por isso, caso você queira entender a sua importância e como funciona um cronograma de obra, esse artigo é pra você!

Afinal, o que é um cronograma de obra?

Um cronograma de obra é um documento que deve ser desenvolvido por um engenheiro, levando em conta os custos, prazos e duração de toda a atividade da obra.

Geralmente, ele é produzido em formato de planilha, com todas as etapas de forma sequencial e dividida por semana ou mês. Tudo dependerá da duração estimada da obra.

Hoje em dia, é possível que a criação de cronograma seja feito com auxílio de alguma ferramenta que possibilita a melhora da visualização dos dados e, facilitando o entendimento de quem tiver que consultar.

Além disso, seguindo a organização criada pelo cronograma de obra, evita atrasos e desperdícios. Isso se dá pelo fato que o acesso ao cronograma, fica muito mais tranquilo de instaurar uma cultura de responsabilidade, já que cria uma conexão entre todos os presentes e, desse modo, sempre estarão na mesma página da obra.

Então, ao usar o cronograma de obras você tem a garantia de estar por dentro de tudo que está acontecendo em sua obra, onde seu dinheiro está investido e o que deve ser feito nos próximos dias.

Ou seja, investindo em um cronograma de obras você tem controle total dos acontecimentos em sua obra, sem tomar sustos de valores ou dos prazos.

Quais as fases para construir um cronograma de obra?

Um cronograma de obra não é um documento fácil de ser planejado e não pode ser feito por qualquer um. Isso se dá pelo fato que são necessários diversos estudos e informações técnicas que levam ao que, pode ser feito ou esperado durante os dias da obra.

Ou seja, não é possível que uma pessoa sem conhecimento prévio realize essa etapa do projeto, já que ele pode colocar datas irreais que não podem ser correspondidas nos fatos.

Liste todas as atividades

Bem, para começo de processo, é preciso que você liste todas as atividades que serão realizadas na obra. E isso é desde a montagem do canteiro de obra até a finalização. 

E nesse caso, você pode ter uma lista que pode ser reutilizável, mas lembre que cada obra é uma obra e nem tudo vai se repetir, já que problemas acontecem de formas diferentes, além de que o lugar onde cada obra vai acontecer influencia demais nesse processo.

Tenha boas ferramentas em mãos

Seja para criar o cronograma de obras ou para conseguir manter controle das tarefas burocráticas, ajustar orçamentos, armazenar contratos ou dar suporte para todas as áreas, boas ferramentas são uma grande ajuda para você.

Assim, para controlar a obra do começo ao fim, você pode somar com tecnologia todo o seu uso e, assim, organizar cada vez mais sua obra.

Organize todos os serviços e prazos

Não é qualquer pessoa que pode realizar a atividade de montar um cronograma de obra. Isso porque algumas pessoas não têm o conhecimento de como cada parte da obra vai ser desenvolvida e quanto tempo vai levar.

Para não frustrar as expectativas e ganhar alguns dias de manobra, é sempre importante incluir no processo possíveis imprevistos. Afinal, ninguém sabe o dia de amanhã, não é mesmo?

Quais as vantagens de possuir um cronograma de obra?

O cronograma tem seu valor definido pela forma que ele vai poder ajudar as pessoas, definindo datas, metas e valores.

Assim, ele tem vantagens bem específicas quanto a uma obra que não tenha esse processo realizado.

Redução de custos

Bem, o cronograma de obras mantém um controle de tudo que está sendo usado e, dessa forma, reduz o desperdício, ajudando na redução do custo da obra.

Assim, se tudo seguir o que está sendo esperado, é muito comum que sua obra saia ainda mais barata do que poderia ser. 

Aumentar o controle de prazos

Obviamente essa é a principal vantagem, já que o cronograma basicamente se mantém para isso. Desse modo, você sabe onde cada parte da obra será realizada e quando ela irá encerrar.

Assim, com um cronograma de obra você tem um controle de todas as partes da obra, onde atrasou e onde está adiantado.

Identificar problemas

Obviamente imprevistos acontecem, mas também são resolvidos. Com o cronograma de obra, você tem a certeza que tudo que aconteceu de errado será notado muito rápido. Seja material desperdiçado, atraso em entregas ou prazos e problemas como chuvas e vendavais.

Ou seja, você terá controle total de todas as fases de sua obra e onde cada problema pode surgir. Além disso, é possível saber como resolver de forma prática e rápida.

Caso você queira construir e ainda não tenha seu cronograma de obra, venha já conversar com a Sólida Engenharia e Arquitetura. Aqui estamos prontos para atender você e todas as suas necessidades.

Para nós, colocar seus sonhos em prática e transformá-los em realidade é a parte mais importante de nosso trabalho. 

 

Veja mais:

Você conhece o que é projeto complementar elétrico?

COMPARTILHE